herpesgenitalerelacionamentos.
Home Sobre o Livro Compra com privacidade Perguntas Frequentes Blog Contato

Como se transmite herpes genital?

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST). Ela somente se transmite através de sexo vaginal, sexo anal ou sexo oral. Existe muita polêmica se o vírus pode ser transmitido em assentos de vasos sanitários, banheiras, piscinas, compartilhando roupas íntimas, toalhas, mas não existe nenhum caso confirmado no mundo de que isso seja verdade.

É claro que sempre é bom usar o bom senso pois podem existir casos extremos.  Por exemplo, se depois do banho, você enxugar a área que está com uma crise e outra pessoa usar a mesma toalha, teoricamente é possível que tenha ficado algum vírus vivo no calor e umidade da toalha e assim pode existir risco de transmissão. Como também, se você compartilhar objetos sexuais com alguém que está infectado é muito perigoso. Esses tipos de coisa devem ser evitados.

O que muitas pessoas não sabem é que é possível transmitir o vírus mesmo sem estar com nenhum sintoma aparente. Isto se chama transmissão assintomática.

 O básico para evitar o risco de transmissão, é nunca fazer sexo se você estiver sentindo os prodromes ou se estiver com algum sintoma aparente, e sempre usar preservativos nas relações entre as crises.

Está comprovado também que tomar antivirais supressivamente (todos os dias), pode reduzir em 50% o risco de transmissão.

Aprenda muito mais sobre como diminuir o risco de transmissão no Livro:

  • Quais são os métodos comprovados para diminuir o risco de transmissão ao parceiro, que quando usados juntos podem reduzir ainda mais esse risco. 
  • Um simples hábito que você deve ter antes do sexo,  que irá ajudar a diminuir ainda mais a chance de transmissão.
  • O que fazer, caso você tenha feito sexo, e seu parceiro não tenha percebido que estava com uma crise de herpes genital.
  • Como evitar o risco de passar o vírus para outras partes do corpo e os três casos em que isso tem mais chance de ocorrer.
  • O que é, e todos os cuidados que você deve tomar em uma primeira infecção por herpes genital e como aliviar seus sintomas.
  • Como proteger seu bebê do risco de contrair o herpes neonatal, desde a gravidez até o pós parto.
  • Qual é a situação com o maior risco de transmissão do herpes neonatal.
clique.

O que é herpes genital?
Recentemente diagnosticado?
Tratamentos
Problemas emocionais?
Você sabia?

Home Sobre o Livro Compra com privacidade Perguntas Frequentes Blog Contato